Viagem Internacional

domingo, 8 de agosto de 2010

A unção e o Ministério


A unção e o Ministério
Zacarias 4. 1-10
Nesse texto observamos  que Zacarias relata  sua visão ou sonho. Onde Deus incentiva ao povo a reedificar sua casa. Quero te convidar a fazer uma leitura desse texto observando os seus aspectos confrontadores e contemporâneos. Aspectos esses que testificam um tempo de restauração sobre a Igreja de Yeshua. Tornando-se  assim uma profecia precisa para os nossos dias.
Observe alguns aspectos dessa profecia:
1.       A visão do candelabro de ouro
Deus incentiva ao povo a construir debaixo da luz do candelabro que representa a revelação do Espírito de Deus. Mantendo a pureza dessa revelação não acrescentando aspectos pessoais e humanos, e nem dogmas a revelação que só pode ser dada por Deus (ouro = simbolo de pureza), através do Espírito Santo. (2 Pedro 1. 19-20).
2.       As duas oliveiras
As duas oliveiras representam dois homens, duas unções, dois mensageiros. (Zacarias 4. 14). Representam no texto: “Zorobabel e Josué”. Zorobabel da linhagem real de Davi (Rei), e Josué o sumo sacerdote. Esses dois homens são dois símbolos profético do propósito de Deus para o seu povo. Zorobabel aponta para o apostólico (Zacarias 4. 8-10), e Josué aponta para o profético. Podemos concluir que as duas oliveiras representam o apostólico e o profético, onde Deus vai restaurar a autoridade de reis e sacerdotes à seus filhos para que eles reedifiquem sua igreja neste tempo de restauração. (Apocalipse 11. 4-6).
3.       Nem por força nem por violência (Zacarias 4. 6)
Deus está incentivando seu povo a reedificar a igreja e a restaurá-la. Porém, Ele nos exorta dizendo: “Nem por força nem por violência , mas pelo meu Espírito...”. No hebraico a palavra força é”chayil” que significa habilidade, eficiência. E a palavra violência é “kowach” que significa força humana..... Mas pelo Espírito D’Ele.
Deus está nos ensinando que só é possível realizar o propósito da restauração com a indispensável “unção do Espírito do Santo de Deus”. Você pode ter habilidade, dinheiro, formação acadêmica, estratégia e etc. Porém, sem a unção do Espírito Santo, você estará destinado a derrota mais cedo ou mais tarde. O único caminho para obter êxito no trabalho de restauração é pelo Espírito do Senhor.
4.       Não despreze as pequenas coisas (Zacarias 4. 10)
Muitas vezes somos condicionados a somente querermos realizar coisas grandes, sofisticadas e que nos trarão algum tipo de retorno. Costumamos criar critérios que na maioria das vezes vão em direção contraria ao trabalho de restauração que estamos incentivados a fazer. Com isso desviamos nosso foco do que o Senhor quer, para caminharmos naquilo que achamos ter mais valor. Por isso, precisamos estar atentos para as pequenas coisas que o Senhor está fazendo. Porque as pequenas coisas são um prenuncio das grandes coisas que virão
CONCLUSÃO
Creio que Deus está levantando nesses dias um povo apostólico e profético. Povo que tem o compromisso de restaurar todas as coisas a igreja. Restaurar e restituir tudo o que lhe foi roubado, desde sua autoridade, as raízes de sua fé, sua cultura, até o seu destino como Reis e Sacerdotes sobre a Terra, reinando sobre ela. Para isto Deus está restaurando a visão e o entendimento ao seu povo; fazendo com que uma desconstrução radical de todo tipo de paganismo, dogmas, e ações de um governo independente estabelecido pelo homem (governado pelo eu). Fazendo com que seu povo que antes caminhava pela força de seu braço, pelas suas experiências, pela sua formação acadêmica e etc. Agora aprenda a viver e a depender da unção do Espírito Santo para poder realizar a tarefa. É importante perceber que a unção não é ensinada, ela é recebida. Deus é quem determina quem vai receber a unção do Seu Espírito e o propósito para o qual a unção é derramada. Isso é uma grande revelação que nos põe em ação diante da realidade de como os ministros e lideres são “escolhidos” hoje na igreja. Ou seja, pela força e pela violência, pelas suas habilidades, pela sua formação teológica e etc.
Mas como esta unção é liberada? Já que sabemos agora que ela é fundamental para nossa vida cristã e para o nosso ministério. Como no caso de Jesus por exemplo: (Atos 10.38). Que também nos ensinou que a unção só pode vir do alto. (João 19. 11).
Veja alguns exemplos de como Deus libera a unção:
·         Transferência de legado
A pessoa que recebeu a unção geralmente começa seu ministério depois da morte de quem liberou a unção original:
- Josué depois da morte de Moises.
- Eliseu após a subida de Elias
- Os discípulos após ascensão de Jesus (Atos 4. 13)
·         Transferência a lideres (partilhada – números 11. 16-17)
“Ninguém pode ir se não for enviado, e ninguém é enviado sem antes ser ungido pelo Espírito” (Atos 13. 2-3)
·         A unção é a marca dos filhos de Deus
1 João 2. 18-20
·         A unção capacita a receber a palavra
1 João 2. 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário