Viagem Internacional

sábado, 8 de dezembro de 2012

Hanuká

FESTA DE HANUKÁ



SIGNIFICADO:
HANUKKAH (Hebraico) ou CHANUCÁ: “Dedicação ou inauguração”, consagração, Festa das Luzes.
A festa recebeu este nome em comemoração ao fato histórico de que os macabeus "chanu" (descansaram) das batalhas no "cá" (25º dia) de Kislêv.

SUA HISTORIA:

Por volta do ano 200 antes de Cristo o governo Grego-Assírio inicia a tentativa de apagar a memória judaica do povo judeu desejando misturá-los e torná-los parte da cultura do helenismo grego. Para isso, Antioco rei da Siria declarou ser proibido o cumprimento de leis judaicas, a observação do Shabat e das festas judaicas, sob pena de morte, os judeus foram obrigados a oferecer sacrifícios nos altares gregos e comemorar seus festivais, incluindo nisso a proibição do ensino da Torah. O que obteve um sucesso muito grande, pois um grande número de judeus, homens e mulheres se casaram com gregos e gregas, adotaram nomes gregos deixando a cultura judaica de lado. Em resposta a isso, Deus levantou um pequeno grupo de judeus das montanhas de Judah, da região de Modiin, que declararam publicamente uma revolução contra Antioco e seu mandato, os quais eram fiéis a sua fé judaica. Seus líderes eram Mattitiahu (Mateus), e seu filho Judah (Judas Macabeus). Que faziam pequenas incursões contra no exército Grego-Sírio. Mais tarde, Antioco enviou uma legião inteira de seu exército para sufocar a rebelião, mas um pequeno comando dos Macabeus conseguiu milagrosamente vencer a luta contra milhares de soldados até expulsá-los completamente das terras de Israel. Os soldados de Israel conseguiram vencer a batalha e entrar em Jerusalem no mês de Kislev no ano 164 antes de Cristo, que neste tempo havia sido profanado pelos estrangeiros. Purificando-o e reinaugurando no Dia 25 do mês de Kislev (Entre Novembro e Dezembro) o mês provável da concepção de Yeshua. Na hora em que deveriam acender o candelabro do Templo (menorah), procuraram por óleo de oliva puro por todo o templo, mas somente conseguiram achar uma medida suficiente para um dia com o selo do Sumo Sacerdote, o que indicava a pureza e a validade do óleo. De forma sobrenatural, o óleo que era suficiente para um dia durou por mais de uma semana, tempo o suficiente para se preparar e trazer o novo e consagrado óleo para o grande candelabro do templo (Menorah). Desde então, até os dias de hoje, comemora-se a multiplicação do azeite por oito dias. Em lembrança do milagre da vitória dos Macabeus e do óleo que se multiplicou, Hanukka é comemorada por 8 dias.

CURIOSIDADES:

O SEVIVON: é um pião de quatro faces, em cada uma das quais se acha inscrita uma letra hebraica; nun, gimel, hei e shin. Estas letras formam as iniciais da frase Nes Gadol Hayá Sham, que significa “Um grande milagre aconteceu lá”. (Em Israel, a letra shin é substituída pela letra pei, inicial da palavra pó, “aqui” – formando-se assim a frase Nes Gadol Hayá Pó, “Um grande milagre aconteceu aqui”).

CHANUKIA: A uma menorá especial usada para comemorar o milagre de Chanucá. Ela possui oito braços, todos do mesmo nível, correspondendo aos oito dias do feriado,
além de um braço elevado adicional para o shamash, a vela auxiliar com a qual acendemos as outras. É costume se colocar a chanukiá no peitoril da janela para que as pessoas de fora possam vê-la, divulgando assim o milagre do óleo. As velas são acesas após o pôr-do-sol, com exceção de Sexta-feira à noite, quando elas são acesas antes das velas do Shabat.
Acende-se o shamash e o seguramos, enquanto cantamos a seguinte bênção:
Bendito sejas Tu, ó Eterno, nosso D-us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenastes acender a vela de Chanucá.

MACABEUS: das letras iniciais do nome “macabeus” deu origem ao seu grito de guerra: Mi kamocha B’elim Adonai –“Quem entre os poderosos é como Tu, ó D’us?”(Êx 15:11). O nome macabeus também significa martelo.

COMIDAS: tem se o hábito de comer alimentos fritos em muito óleo, como sonhos (sufiganiot) e "corações de batata".

YESHUA (JESUS): cálculos feitos com base bíblica nos mostram que Yeshua teria sido concebido durante as festas do Hanuká

HANUKÁ GUELT: distribuir dinheiro, mesada, para as crianças.

MILAGRES: fora os comentados na historia, Nos dias de Hanuká, a autoridade arqueológica de Israel declarou no Canal 2 da TV Israelense a descoberta da Cidade dos Hashmonaim, ou seja a antiga cidade de Modin, não muito distante da moderna Modin.A descoberta foi feita após os inícios de trabalhos da construção da nova linha de trem que ligará o Aeroporto Ben Gurion a Cidade de Modin, próximo a futura região industrial de Modin.

PALAVRA PROFETICA PARA HANUKÁ E PORQUE DEVEMOS CELEBRAR A FESTA:

Essa historia nos leva a refletir sobre a situação da igreja atual, pois assim como Israel precisava se libertar e reconsagrar o templo, devido as abominações e desolações sofridas pela imposição de uma nova legislação, cultura e religião; diferentes das que Adonai deixou para o povo. Será que estamos caminhando pela palavra de D’us (Bíblia) ou temos implantado uma cultura do mundo transformando o templo de D’us mais atrativo ao mundo mais distante do que Ele nos deixou como igreja.
È muito comum ver nas igrejas varias festas que não tem base bíblica nenhuma, com a justificativa de ser tornar mais atrativas e ganhar os não salvos, mesmo que para isso tenhamos que baixar os padrões de D’us e implantar ou copiar a cultura do mundo. Sempre nos vemos festa do milho, festa do crentão, festa do peão gospel, culto de natal onde se comemora o nascimento do nosso Salvador mesmo sabendo que Ele não nasceu em dezembro, mas sim na festa de Tabernáculos (setembro/outubro). Quando é sugerido celebrarmos as festas bíblicas, ouvimos a desculpa ou a acusação de que não somos judeus e que estamos tentando judaizar a igreja. Só esquecemos que essas festas são de Adonai como escrito em sua palavra (Lv 23:1); se falamos que somos discípulos de Yeshua (Jesus) esquecemos ou não queremos ver que Ele participou e comemorou todas
as festas; se somos seus discípulos devemos fazer e cumprir os exemplos deixados pelo nosso mestre (rabi).
A igreja tem sido levada de monte a outeiro, de atividade em atividade, que não leva a nada; congressos que não produzem nada na vida de ninguém, campanha da prosperidade, sete passos para alcançar a promessa, jejum da libertação e etc. No final dessas atividades todas as pessoas continuam como estavam ou piores; estes eventos são cargas religiosas que não produzem nenhuma vida ao povo de D’us, e com isso nossas igrejas mais se parecem com um clube do que um local onde se reúne a verdadeira igreja, os filhos de D’us.
Voltando ao natal, mesmo sabendo que Yeshua (Jesus) não nasceu em dezembro; a igreja não muda, pois prefere viver uma mentira de Roma do que com a verdade da palavra de D’us. A quem festejamos nesses dias? o Salvador de nossas vidas Yeshua (Jesus) ou ao deus sol; será que assim como os gregos fizeram no templo na época dos macabeus, ergueram uma estátua de zeus; temos adorado à outro deuses enganados, pois esse que se vê não é Adonai, nosso D’us, que a bíblia revela.
Nossas igreja incontestavelmente precisa de restauração, de forma coletiva e individual. Ter uma fé baseada em ouvir e obedecer e não em um pensamento positivo, sem obediência a palavra de D’us. Precisamos nos reconsagrar retirando todo ensino errado e contrário a palavra de D'us; pensamentos e filosofias gregas e romanas pelas quais vivemos e pensamos e substituí-las pela cultura e filosofia do reino de D’us
D’us esta levantando nesses últimos dias um pequeno grupo, um remanescente fiel, que lutará e batalhará para se reconsagrar e trazer restauração de nossas vidas; a essência de nossa fé em D’us que nos deu uma constituição (bíblia) para vivermos por ela; e seu filho Yeshua (Jesus), um judeu, para morrer em nosso lugar nos dando salvação e fazendo para nós um novo e vivo caminho que leva a Ele, o Pai.
É tempo de restauração e hanuká nos fala desse tempo de batalha e luta, mas glorioso e cheio de milagres.

FELIZ FESTA DE HANUKÁ

MINISTÉRIO APOSTÓLICO NOVA ANTIOQUIA


PROFETA CARLOS ELOY

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor esse estudo, que o Eterno nos oriente a cada festa para estarmos voltados para Sua vontade !!!!!

    ResponderExcluir